Produção de Madeira Plástica a partir do Rejeito de Mineração e Resíduo Plástico: Uma Atividade Experimental
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220080Resumo
O presente trabalho aborda a problemática ambiental dos resíduos sólidos em uma aula experimental de Química, e teve como finalidade o reaproveitamento do rejeito de mineração e de resíduos plásticos para produção de madeira plástica. As atividades foram desenvolvidas com a participação dos alunos de graduação do curso de Química (UFES) na disciplina Tratamento de Resíduos em Meio Ambiente e alunos do curso de Engenharia Civil, utilizando como suporte teórico a Educação Ambiental. O rejeito utilizado foi caracterizado por DRX indicando a presença de SiO2 (sílica), Fe2O3 (hematita) e Al2Si2O5(OH)4 (Caulinita) como principais componentes. A obtenção de um produto tecnológico, sustentável e economicamente viável, a partir de resíduos foi abordada em sala de aula. A amostra de madeira plástica produzida apresentou aspectos superficiais e coloração semelhantes aos da madeira natural. Atividades experimentais voltadas para uma reflexão conjunta com os alunos sobre os problemas ambientais e aproveitamento de resíduos tem a função de promover uma formação transformadora, capaz de influenciar o futuro profissional para a tomada de decisões criativas, com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.