Impact Assessment of 2020 COVID-19 Lockdown on Landfill Leachate Treatment in Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220066

Resumo

In 2020, Brazil adopted different Non-Pharmacological Intervention measures (NPIs) to reduce the levels of transmission and contagion of the novel Coronavirus SARS-CoV-2, the pathogen causing the COVID-19 pandemic. The objective of this work was to evaluate the impact of Non-Pharmacological Intervention measures on the composition and treatment efficacy of Landfill Leachate treated by Reverse Osmosis in the city of Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. It was observed that the Lockdown and the massive use of personal hygiene/cleaning materials, as well as the increase in food consumption, provided an unprecedented 140% overload in the daily generation of Municipal Solid Waste (MSW) in the Campos dos Goytacazes Landfill. The Leachate from this Landfill presented a slightly alkaline pH (pH ≈ 8.0), high concentrations of dissolved organic matter (BOD5 and COD), and ammoniacal nitrogen. In addition, it was observed that 23% of the parameters in the raw leachate exceeded the respective maximum allowable values recommended by the federal legislation. However, in the period evaluated by this study, the Reverse Osmosis was technically and environmentally effective in treating the raw leachate, not being observed any result in the treated leachate that exceeded the Resolution CONAMA 430/2011.

Biografia do Autor

Ricardo Soares, Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Possui Graduação em Química Industrial pela UFF; Licenciatura Plena em Química pela Universo; Mestrado e Doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF, tendo sido premiado com a "Bolsa Nota 10 - Doutorado" pela FAPERJ. Iniciou Pós-Doutorado junto ao Instituto de Química da UFRJ, tendo sido agraciado com a "Bolsa Nota 10 - Pós-Doutorado", mas interrompeu para assumir o cargo de Analista Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Foi Professor do Departamento de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, atuando nas disciplinas do setor de Química Analítica e Ambiental; foi Professor de Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro ? IFRJ; foi professor dos cursos técnicos de Meio Ambiente e de Petróleo & Gás da Index Cursos Profissionais, ministrando as disciplinas: Resíduos Sólidos e Introdução ao Meio Ambiente. Atuou em consultorias técnicas especializadas nas áreas de resíduos sólidos e gestão ambiental, tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público. Adicionalmente, foi Pesquisador em Química Analítica e Ambiental no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). EM 2014 assumiu o cargo de Químico Industrial no INEA, sendo imediatamente convidado a assumir o Cargo de Chefe de Serviço Saneamento (SESAN) na Gerência de Licenciamento de Atividades de Saneamento e Resíduos (GELSAR - INEA). Atualmente é autor de artigos científicos e revisor de periódicos internacionais; Químico Industrial na Coordenadoria de Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental (CILAM) do INEA; Professor do Curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Tem experiência nas áreas de Química Analítica, Química Ambiental, Geoquímica Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental, com ênfase em: determinação de estoques de carbono e nitrogênio em solos (Matéria Orgânica do Solo); Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa; Verificação de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa; Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Gestão de Resíduos da Construção Civil (RCC); Monitoramento Ambiental; Análise de Elementos Potencialmente Tóxicos; Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Gerenciamento de Material a ser Dragado; Poluição e Contaminação de compartimentos aquáticos e terrestres.

 

http://lattes.cnpq.br/4883854428018924

Beatriz César Maestá, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2020) e é técnica ambiental. Inglês avançado, cursos de auditor interno e liderança, experiência profissional com Sistema de Gestão Integrado (SGI), responsabilidade social, QSMS, logística, Gerenciamento de contrato, entre outras experiências profissionais. Voluntária em projetos ambientais comunitários no Rio de Janeiro, parque ambiental internacional na África do Sul (Intercâmbio) e nacionais (PNSB e PNT).

Felipe Debize da Motta, Universidade Veiga de Almeida

Graduado em Engenharia Civil pela UNISUAM, experimentou estágios nas áreas de Estradas e Saneamento Básico. Primeiramente, concluiu um estágio de férias nas obras da rodovia do Arco Metropolitano pela Carioca Engenharia, ainda no primeiro ano de Engenharia Civil. Após um ano de matrícula trancada, retornou a graduação e concluiu treze meses de estágio no DER-RJ, terceirizado pela Prodec Consultoria. Despertou grande interesse em Saneamento Básico após uma jornada de amplo aprendizado na CEDAE, onde trabalhou na coordenação de medição de esgoto e posteriormente transferido a DSG(Diretoria de Saneamento e Grandes Operações), onde se dedicou a reforma de ETEs. Além disso, concluiu cursos oferecidos pela empresa. Simultaneamente, durante o último ano da graduação, pôde se dedicar a um assunto que despertara interesse nos estágios em Estradas, a Mecânica dos Solos, quando produziu um artigo sobre a Caracterização dos Solos Moles e Técnicas de Reforço para Construção de Aterros.

Rafaela Naegele, Instituto Estadual do Ambiente INEA

Estudante de Engenharia Química na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra.

Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro da Cunha, Universidade Veiga de Almeida

Engenheiro civil, graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-Graduado em Gestão de Empresas de Petróleo e Gás pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador e Professor da Graduação em Engenharia Civil da UVA. Coordenador e professor do Núcleo de Sustentabilidade da Pós-Graduação da UVA. Coordenador e professor do Núcleo de Negócios da Pós-Graduação da UVA. Professor da UVA nos cursos de Graduação presencial em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração. Tutor nos cursos de graduação de Gestão Ambiental, Gestão de Negócios, Administração e outros. Conteudista de disciplinas on-line na UVA e na UNYLEYA. Membro da Equipe Multidisciplinar dos Cursos de Graduação das disciplinas on-line da UVA. Membro da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Publica (ABLP). Direção Executiva, Palestrante, Professor, Tutor e Mentor da Visio Treinamentos em Gestão e Meio Ambiente. Professor convidado nas instituições IBEC, IBMR, UERJ e COPPE/UFRJ. Perito Judicial e Perito Ambiental. Consultor Estratégico e Mentor em Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos. Possui sólidos conhecimentos em Planejamento e Gestão Ambiental, Sustentabilidade Empresarial, Licenciamento Ambiental, Saneamento Ambiental, Gestão de Efluentes Domésticos e Industriais, Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Perícia Ambiental, Indicadores de Desempenho, Gestão Estratégica de Negócios e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

01-03-2023