Determinação de Níquel em Amostras de Repelentes de Uso Tópico Empregando Espectrometria de Absorção Atômica com Forno de Grafite Através da Injeção Direta de Emulsão
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220068Resumo
Um método simples e rápido para determinação de níquel em amostras de repelentes de uso tópico empregando a espectrometria de absorção atômica do forno de grafite (GF AAS) através da introdução direta das amostras sob a forma de emulsão é proposto neste trabalho. O método foi otimizado avaliando a influência de diversas variáveis, como a massa de amostra, concentração e natureza do ácido, tempo de sonicação e estabilidade da emulsão. As curvas da pirólise e da atomização foram construídas, a fim de avaliar o efeito de possíveis interferências químicas. As condições otimizadas foram alcançadas quando 500 mg da amostra em 5 mL de solução aquosa de 0,1 mol/L−1 HNO3 e 0,1 mol/L−1 SDS e os sinais analíticos permaceram estáveis até 55 min, sem variação significativa no sinal. O método desenvolvido foi aplicado na determinação de níquel em três amostras e os resultados foram comparados com os obtidos por dissolução ácida. Não houve diferença estatística entre os valores obtidos em 95% de nível de confiança quando foi aplicado um teste t-Student.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.