Proposta e Aplicação de um Experimento Investigativo para a Construção de Curvas de Titulação com Extrato de Repolho Roxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220098

Resumo

A proposta apresenta a discussão e a aplicação de um experimento investigativo para construção de curvas de titulação de volumetria ácido-base a partir da variação do aspecto visual das cores ao empregarmos o extrato de repolho roxo como indicador. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Superior envolvendo a problematização das etapas, o levantamento de hipóteses e no final uma conversa dialogada entre estudantes e professor estimulando o pensar de uma forma científica, desenvolvendo habilidades de observação e reflexão. O foco da pesquisa foram as percepções dos alunos de nível superior sobre como as concentrações de titulante alteram os volumes equivalentes e os pHs antes e após o ponto de equivalência. A partir das observações das variações de cores do titulante a cada incremento de titulado e por comparação com uma escala de cores padrão, os efeitos das diluições de ambos puderam ser avaliados nos diferentes perfis das curvas de titulação. Nesta investigação, compreendemos que as variações de cores estabelecidas pelas diferentes estruturas de antocianinas são determinantes para maior compreensão dos perfis observados das curvas de titulação, correlacionando os reagentes limitante e excesso com cada ponto da curva analisado. Esta proposta metodológica de experimentação investigativa, com ativa participação estudantil contribuiu para melhorar a aprendizagem de estudantes do nível superior, quanto a construção de curvas de titulação envolvendo ácidos e bases de diferentes concentrações a partir da visualização das cores do extrato repolho roxo.

Biografia do Autor

Fabio Augusto do Amaral, Instituto de Química/Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências, ênfase em Eletroquímica pela Universidade Federal de São Carlos (2005), possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (1997), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no ensino de Química para Engenharia Ambiental e Diretor do Instituto de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese de coagulantes naturais a partir de resíduos agrícolas para aplicação em tratamento de efluentes industriais e em físico-química, na área de armazenamento de energia, e materiais compósitos/sensores eletroquímicos para detecção ambiental. Tem atuado na Área de Educação Ambiental no Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental.

Camille Nunes Leite, Programa de Solos e Nutrição de Plantas - ESALQ/USP

Possui bacharelado em Química Industrial (2011-2016) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência profissional (2015-2018) em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para o setor agrícola. Realizou complementação acadêmica (2019) na área de Agronomia, como aluna especial na UFU. Atualmente é mestranda (2020-2022) na Universidade de São Paulo (USP) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) no Programa de Solos e Nutrição de Plantas.

Ana Gabriela Tomé Alves, Instituto de Ciências Agrárias/ UFU

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC / CNPq na área de Ciências Exatas e da Terra desde 2016, desenvolvendo estudo sobre síntese de coagulante natural a partir de resíduos agrícolas para aplicação no tratamento de efluente industrial no Laboratório de Armazenamento de Energia e Tratamento de Efluentes (LAETE).

Sheila Cristina Canobre , Instituto de Química/Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências, ênfase em Eletroquímica pela Universidade Federal de São Carlos (2004), possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em físico-química, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão, polímeros condutores (Pani e Ppy), óxidos mistos, hidróxidos duplos lamelares, PDMcT, compósitos poliméricos para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia (catodos de baterias secundárias e supercapacitores) e como adsorventes de pesticidas. Atualmente, é professora associada nível 2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem atuado na área de Educação Ambiental no Programa de Pós Graduação de Qualidade Ambiental.

Downloads

Publicado

01-03-2023