Estratégia OSMAC: Um Método Acessível para a Descoberta de Novas Substâncias Microbianas
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220041Resumo
Os produtos naturais, particularmente aqueles de origem microbiana, sempre foram uma fonte abundante de metabólitos estruturalmente diversificados e com amplas aplicações nas indústrias farmacêutica, agroquímica e alimentícia. Além disso, o potencial biotecnológico dos micro-organismos é imenso, contudo, a velocidade de descoberta de novos metabolitos secundários bioativos diminuiu devido ao uso dos mesmos procedimentos convencionais de cultivo e isolamento. Estudos de genômica indicam que a capacidade total de produção de metabólitos secundários dos micro-organismos está subestimada, há muitos clusters essenciais para biossíntese de diversas classes de substâncias, mas estão silenciados nas condições de cultivo conhecidas e testadas. Assim, novas abordagens foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar a produção de novos metabólitos bioativos. A estratégia OSMAC (One Strain Many Compounds) tem sido uma abordagem simples e eficaz para ativar novas vias metabólicas e consequentemente a síntese de novos metabólitos secundários. Assim, neste artigo é apresentado de forma resumida os principais conceitos vinculados à estratégia OSMAC para induzir a produção de metabólitos que não são expressos em condições convencionais de cultura de laboratório e assim favorecer a descoberta de novos produtos naturais microbianos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.