Desenvolvimento e Caracterização das Nanoemulsões de Combustíveis de Óleo de Babaçu (Attalea speciosa)
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220070Resumo
O biodiesel, embora um substituto promissor para o diesel convencional, apresenta algumas desvantagens como alta emissão de NOx, baixa estabilidade oxidativa e atraso na ignição. O processo de microemulsão é dito como capaz de superar estas limitações. Neste contexto, desenvolvemos microemulsões combustíveis de óleo de babaçu, uma planta entrada comumente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Primeiramente, visamos determinar o tamanho médio das partículas e observamos escala nanométrica (1-100), caracterizando a formação de um sistema nanoemulsão. Nas demais caracterizações, determinamos as propriedades físico-químicas e as medimos as emissões gasosas (CO e NOx). Observamos que nanoemulsionar o óleo babaçu otimiza a combustão, caracterizado pela redução da produção de CO. Além disso, também houve redução da produção de NOx quando adicionado água à microemulsão. Embora as propriedades físico-químicas sejam inferiores ao do diesel, ainda é viável a utilização de nanoemulsão de óleo babaçu para uso imediato.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.