Determinação de Ácido Ascórbico em Sucos de Caixinha Longa Vida por Voltametria Cíclica Usando os Métodos dos Padrões Externos e da Adição de Padrão: Uma Proposta de Experimento para o Ensino de Química Analítica Instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220048

Resumo

O ácido ascórbico (vitamina C), é essencial ao nosso organismo, podendo ser encontrado em vegetais folhosos, legumes e frutas, bem como em sucos naturais e industrializados. A concentração de vitamina C presente nos sucos longa vida, normalmente, é informada pelo fabricante no rótulo da embalagem. O objetivo desse trabalho foi utilizar uma técnica eletroanalítica, a voltametria cíclica (VC), para determinar a concentração de vitamina C em sucos longa vida de diferentes marcas, disponíveis nos supermercados. A partir da diluição de uma solução estoque 100 m mol L-1 de ácido ascórbico, foram preparadas as curvas de calibração pelo método dos padrões externos (9 soluções padrão, com concentrações na faixa de 0,52 a 10 mmol L-1) ou da adição de padrão (duas adições sucessivas, de 100 µL, em 5,00 mL de amostra). Foram analisados 11 sucos longa vida, sem diluição ou tratamento, de 6 marcas diferentes e 5 sabores (laranja, maçã, goiaba, pêssego e uva). Os voltamogramas cíclicos (VCs) foram registrados de 0 a +1,0 V, com v = 50 mV s-1. As soluções foram preparadas na presença de KCl 0,34 mol L-1, como eletrólito de suporte, inclusive as amostras. As medidas foram feitas em triplicata. Verificou-se que a vitamina C está presente em todas as marcas de suco analisadas, sendo que em alguns casos em uma concentração bem diferente do valor informado no rótulo da embalagem, pelo fabricante. Chama atenção a alta concentração de ácido ascórbico encontrada em uma marca de suco para crianças, considerando o valor declarado no rótulo do produto. O presente trabalho mostrou a viabilidade da utilização da técnica de VC para a determinação de vitamina C em um produto alimentício, o que é relevante para o ensino de eletroquímica, pois aproxima o aluno do seu cotidiano. Verificou-se que o método da adição de padrão é mais apropriado do que o método dos padrões externos, por compensar possíveis efeitos de matriz. A técnica é simples, rápida, não exige tratamento da amostra e não produz resíduos tóxicos, além do sistema eletroquímico ter sido miniaturizado.

Biografia do Autor

Vinícius Nascimento Silveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG.

Nayara Caroline Maurício Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG.

Jéssica Aparecida Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG.

Luís Antônio da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, mestre em Ciências pela USP e doutor em Ciências pela USP. É docente (professor titular) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG.

Valéria Almeida Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo -USP, mestre em Ciências pela USP e doutora em Ciências pela USP. É docente (professora titular) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG.

Downloads

Publicado

31-10-2022