Microextração Induzida por Quebra de Emulsão (MIQE): Uma Opção Prática para o Preparo de Amostras de Óleo Diesel em Determinações de Cu, Ni e Pb por Espectrometria de Absorção Atômica com Forno de Grafite
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220031Resumo
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um método de preparo de amostra por microextração induzida por quebra de emulsão (MIQE) para determinação de Cu, Ni e Pb em óleo diesel por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GF-AAS). Neste caso, foi realizada a otimização do processo de microextração através da avaliação das influências do volume da fase extratora; da concentração de ácido nítrico e de Triton X-114, e do tipo de ácido utilizado. As melhores condições de microextração foram: 1,5 mL de amostra de óleo diesel, 300 μL de solução extratora composta por Triton X-114 a 2,5% (m/v) e ácido nítrico 7,0 mol L-1, e quebra da emulsão em banho-maria a 80 °C por 10 min. No método proposto, MIQE foi aplicada a cinco amostras comerciais de óleo diesel para determinação de Cu, Ni e Pb por GF-AAS, apresentando bom desempenho quando comparado às determinações realizadas por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), além de consumir pequenas quantidades de amostra e reagentes e de permitir a pré-concentração dos analitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.