Abordagem Interdisciplinar nos Capítulos de Equilíbrio Químico e Eletroquímica em Livros Didáticos de Química Aprovados pelo PNLD/2008/2012/2015/2018
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220034Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino de Química, Interdisciplinaridade, Livro Didático, PNLD.Resumo
Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado que investiga a abordagem contextualizada e interdisciplinar nos capítulos de Equilíbrio Químico e Eletroquímica em Livros Didáticos (LD) de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2008/2012/2015/2018. Apresentamos diferentes perspectivas teóricas de abordagem interdisciplinar e apreendemos aquela que abarca o objetivo de formar o sujeito com consciência crítica e política da realidade social. O LD é o recurso didático de maior relevância no ensino de Química no Brasil e o PNLD apresenta como principal propósito impor um padrão mínimo de qualidade aos LD oferecidos no mercado editorial. Investigamos quais são as perspectivas de abordagem interdisciplinar que os autores de LD de Química do PNLD/2008/2012/2015/2018 apresentam nos capítulos de Equilíbrio Químico e Eletroquímica de suas respectivas obras. Recorremos ao método de análise de conteúdo de Bardin, que nos forneceu elementos para a constituição de três categorias de análise da interdisciplinaridade. A pesquisa apontou que os LD estão mais voltados à abordagem das interações conceituais inerentes ao conhecimento científico como interdisciplinaridade acadêmica e instrumental. Uma das dez obras analisadas alcançou a interdisciplinaridade como compreensão de contextos e problemáticas inerentes à realidade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.