Estudo de Degradação do Anti-Inflamatório Nimesulida Empregando Sistema Modelo
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220074Palavras-chave:
anti-inflamatório, degradação, persistência ambiental, voltametriaResumo
Este trabalho apresenta um estudo bem elaborado para avaliar o comportamento ambiental do anti-inflamatório Nimesulida (NIM) no que diz respeito à sua fotodegradação. Sistemas modelo com água sintética e radiação solar simulada por uma lâmpada de vapor de mercúrio foram empregados no estudo, em complementação à avaliação comradiação solar natural. Tais estudos foram realizados com o objetivo de controlar parâmetros físico-químicos que pudessem alterar a cinética da fotodegradação. De forma geral, os ensaios realizados mostraram que componentes na matriz podem atrasar a degradação deste fármaco, uma vez que a fotodegradação promovida pela radiação artificial resultou em uma degradação total da NIM após 12 h em solução com água ultrapura e após 125 h com água sintética. Além disso, a radiação solar natural se mostrou eficiente na degradação do fármaco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.