Aqui tem Química: Parte VI. O Prazer dos Sabores Naturais
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220067Palavras-chave:
especiarias, pimenta, gengibre, cravo-da-India, cúrcuma, alho, cebola, flavors, condimentos.Resumo
Os sabores dos alimentos, também chamados de temperos, especiarias e flavors, são misturas complexas de substâncias que representam diversas classes de compostos orgânicos e que apresentam um volumoso comércio internacional. Muitas indústrias estão envolvidas nesses setores, como agricultura, química, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. A história das especiarias utilizadas pela humanidade é talvez a mais aventureira, fascinante e romântica. Essas matérias-primas vegetais são obtidas de raízes, rizomas, bulbos, folhas, caules, cascas, madeira, flores, frutos e sementes que produzem gomas, oleorresinas, resinas, óleos essenciais e extratos para fins medicinais. As civilizações antigas, como China, Indonésia, Índia, África e América do Sul ofereceram ao mundo um grande arsenal de plantas que se tornaram temperos saborosos que impulsionaram as navegações e o mercado global, além de contribuírem para a medicina tradicional. Na série de artigos “Aqui tem Química”, espera-se que esse artigo sobre os oito prazeres dos sabores naturais seja útil para todos aqueles que desejam saber um pouco mais sobre a história e outros aspectos das diversas especiarias selecionadas neste artigo, incluindo as principais substâncias químicas que lhes conferem sabores e as propriedades medicinais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.