Catalisadores do Tipo Estanossilicatos Mesoporosos: Uma Breve Revisão
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220020Palavras-chave:
Estanossilicato, catálise, silicatos, estanhoResumo
A incorporação de estanho em estruturas de sílica mesoporosa tem sido foco de muitos estudos, especialmente para aplicação como catalisadores heterogêneos, pois tal estratégia confere acidez aos materiais, o que proporciona uma vasta gama de aplicações em catálise, nas quais significativas atividades catalíticas e grande seletividade são observadas. Os estanossilicatos foram inicialmente usados como catalisadores em reações de oxidações de Bayer-Villiger e reações do tipo Meerwein-Pondorf-Verley (MPV) e, mais recentemente, têm sido amplamente aplicados nas reações de conversão de carboidratos, oriundos de biomassa, em produtos químicos de plataforma e commodities. Uma característica importante apresentada por esses materiais é a resistência à água, o que os torna, aplicáveis à ampla gama de reações em fase liquida. Nesse contexto, essa revisão apresenta uma visão geral da literatura sobre a síntese de materiais de sílica mesoporosa contendo estanho, os estanossilicatos, abordando histórico e desenvolvimento, caracterizações principais e aborda o estado da arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.