Desenvolvimento e Validação de Método Espectrofotométrico para Determinação de Hesperidina Livre em Dispersão Coloidal de Nanopartículas de Gliadina Revestidas com Quitosana
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220047Palavras-chave:
Validação de metodologia, Nanopartículas, HesperidinaResumo
A Hesperidina é um dos principais flavonoides presentes em frutas cítricas. Esse composto apresenta diversas propriedades benéficas, dentre elas propriedades antitumorais. No entanto, a hesperidina é rapidamente hidrolisada e uma das formas de proteger esse composto é a sua nanoencapsulação. Um dos parâmetros avaliados no desenvolvimento de medicamentos nanoencapsulados é a eficiência de encapsulação e isso pode ser determinado quantificando o teor do composto não encapsulado. Usualmente métodos cromatográficos são utilizados para determinar compostos orgânicos, mas esse são laboriosos e custosos, portanto nesse trabalho foi desenvolvido e validado um método para a determinação de Hesperidina empregando espectroscopia de absorção molecular por UV-visível. O método mostrou-se linear na faixa de 0,27 a 100 mg/L com LD = 0,01 mg/L e LQ = 0,01 mg/L, exato com recuperações variando de 98,8 ± 4,8 até 104,2 ± 4,8 e preciso com RSD de 3,4 %. Sendo assim eficiente para a determinação do composto livre em suspensão de nanopartículas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.