Autores
-
Raquel G. Jacob
UFPel
-
Katiúcia Daiane Mesquita
UFPel
-
Elton L. Borges
UFPel
-
Francieli M. Libero
UFPel
-
Lidiane Wruch
UFPel
-
Diego Alves
UFPel
-
Eder João Lenardão
UFPel
-
Gelson Perin
UFPel
Palavras-chave:
Ácido ricinoléico, química verde, selenetos, sulfetos, óleo de mamona.
Resumo
Este artigo descreve a síntese de novos compostos organocalcogênios derivados de fonte renovável, atendendo alguns dos princípios da Química Verde. Para isto, utilizando o óleo de mamona como material de partida, foi preparado inicialmente o (Z)-12-[(p-toluenossulfonil)oxi]-9-octadecenoato de metila, intermediário chave para a síntese dos (Z)-12-organoilcalcogenoctadec-9-enoatos de alquila via substituição nucleofílica com íons calcogenolatos (tiolatos ou selenolatos). Esta rota sintética se mostrou eficiente para a síntese de vários sulfetos e selenetos inéditos com bons rendimentos.
DOI: 10.5935/1984-6835.20140006
Biografia do Autor
Raquel G. Jacob, UFPel
Possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (1989), graduação em Química/Licenciatura (1994) e mestrado em Ciências/Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Ciências/Química Orgânica pela FFCL/USP-Ribeirão Preto (1998) e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora adjunta 2/DE do DQAI/IQG da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas limpas para a modificação química de substâncias presentes em fontes renováveis como óleos essenciais e vegetais, visando a obtenção de novas substâncias com possíveis atividades biológicas.
possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (1989), graduação em Química/Licenciatura (1994) e mestrado em Ciências/Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Ciências/Química Orgânica pela FFCL/USP-Ribeirão Preto (1998) e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora adjunta 2/DE da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas limpas para a síntese de compostos organocalcogênios e para a modificação química de substâncias presentes em fontes renováveis como óleos essenciais e vegetais, visando a obtenção de novas substâncias com possíveis atividades biológicas.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.