A Química do Amor: Uma Sequência Didática para o Ensino de Química Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220040Palavras-chave:
Química do Amor, Contextualização, Alimentos, Sequência Didática.Resumo
Neste artigo são descritas as etapas para o desenvolvimento da metodologia de ensino com o tema estruturador “Química do Amor”, para o favorecimento de situações de aprendizagem quanto a abordagem do ensino de química orgânica no terceiro ano do Ensino Médio (EM) em uma escola pública. As principais informações científicas e socioculturais sobre os hormônios relacionados ao amor e suas sensações no corpo humano foram estudadas utilizando uma Sequência Didática (SD) fundamentada na Aprendizagem Significativa (AS) e nos três Momentos Pedagógicos (3MP). Os momentos priorizaram a contextualização, a interdisciplinaridade e os métodos didáticos mais atrativos, como vídeo e experimentos, na construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados demonstraram que a Química do Amor promove a interrelação dinâmica entre teoria e prática, como meios para despertar, motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos. Foi possível perceber que a aprendizagem significativa sobre química orgânica ocorre quando são utilizadas estratégias inovadoras com assuntos interessantes, que é o caso do amor e das sensações provocadas pelos hormônios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.