A Química do Amor: Uma Sequência Didática para o Ensino de Química Orgânica

Autores

  • Maria de Fátima Fontes Lelis Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-4828-4482
  • Sannya Maria Britto Côgo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Karla Pereira Rainha Universidade Federal do Espírito Santo
  • Agostinho Lelis Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eustáquio Vinícius Ribeiro Castro Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7888-8076
  • Sandra Aparecida Duarte Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7958-5827

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220040

Palavras-chave:

Química do Amor, Contextualização, Alimentos, Sequência Didática.

Resumo

Neste artigo são descritas as etapas para o desenvolvimento da metodologia de ensino com o tema estruturador “Química do Amor”, para o favorecimento de situações de aprendizagem quanto a abordagem do ensino de química orgânica no terceiro ano do Ensino Médio (EM) em uma escola pública. As principais informações científicas e socioculturais sobre os hormônios relacionados ao amor e suas sensações no corpo humano foram estudadas utilizando uma Sequência Didática (SD) fundamentada na Aprendizagem Significativa (AS) e nos três Momentos Pedagógicos (3MP). Os momentos priorizaram a contextualização, a interdisciplinaridade e os métodos didáticos mais atrativos, como vídeo e experimentos, na construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados demonstraram que a Química do Amor promove a interrelação dinâmica entre teoria e prática, como meios para despertar, motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos. Foi possível perceber que a aprendizagem significativa sobre química orgânica ocorre quando são utilizadas estratégias inovadoras com assuntos interessantes, que é o caso do amor e das sensações provocadas pelos hormônios.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Fontes Lelis, Universidade Federal do Espírito Santo

Química/Química Analítica/Química Ambiental e Ensino de Química

Departamento de Química. Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, n. 514, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brazil

Sannya Maria Britto Côgo, Instituto Federal do Espírito Santo

Química/Doutoranda

IFES - Campus Vila Velha, Av. Min. Salgado Filho, n. 1000, CEP 29106-010, Vila Velha-ES, Brazil.

Karla Pereira Rainha, Universidade Federal do Espírito Santo

Química/Físico Química - Ensino

Departamento de Química. Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, n. 514, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brazil

Agostinho Lelis Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Química/ Química Orgânica

Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, n. 514, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brazil

Eustáquio Vinícius Ribeiro Castro, Universidade Federal do Espírito Santo

Química/Físico Química

Departamento de Química. Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, n. 514, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brazil

Sandra Aparecida Duarte Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Química/Química Analítica e Ensino de Química

Departamento de Química. Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, n. 514, CEP 29075-910, Vitória-ES, Brazil

Downloads

Publicado

31-10-2022