Os Heterociclos do Contexto da COVID-19 (Parte 2): Aporte da Iniciação Científica Júnior para o Processo de (Re)significação de Conceitos Químicos

Autores

  • Rosália Andrighetto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS https://orcid.org/0000-0001-8463-4884
  • Vanessa Griebeler Sebastiani Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220029

Palavras-chave:

Cloroquina, hidroxicloroquina, química heterocíclica, COVID-19, PIBIC-EM.

Resumo

A presente escrita compõe a segunda parte dos recortes da prática de um projeto de iniciação científica júnior e tem por intenção ressaltar a contribuição do estudo das moléculas correlacionadas à temática da pandemia da COVID-19 para a delimitação de conceitos fundamentais no domínio da química orgânica. A metodologia adotada (alicerçada por oficina didática virtual, textos científicos e materiais didático-pedagógicos) envolveu os estudantes do Ensino Médio (EM) em um esforço coletivo frente ao debate de aspectos polêmicos da pandemia. Como resultado, apontamos a possibilidade da abordagem de importantes conceitos e fórmulas estruturais químicas que embasam a área da química orgânica e, mais especificamente, a química heterocíclica. Compartilhamos nesta escrita um breve relato da nossa experiência frente ao emprego desta temática em um percurso investigativo junto aos estudantes do EM.

Biografia do Autor

Rosália Andrighetto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é docente e coordenadora do Curso de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR. Vice-líder do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Química e Física.

Vanessa Griebeler Sebastiani, Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

Downloads

Publicado

25-08-2022