Os Heterociclos do Contexto da COVID-19 (Parte 2): Aporte da Iniciação Científica Júnior para o Processo de (Re)significação de Conceitos Químicos
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220029Palavras-chave:
Cloroquina, hidroxicloroquina, química heterocíclica, COVID-19, PIBIC-EM.Resumo
A presente escrita compõe a segunda parte dos recortes da prática de um projeto de iniciação científica júnior e tem por intenção ressaltar a contribuição do estudo das moléculas correlacionadas à temática da pandemia da COVID-19 para a delimitação de conceitos fundamentais no domínio da química orgânica. A metodologia adotada (alicerçada por oficina didática virtual, textos científicos e materiais didático-pedagógicos) envolveu os estudantes do Ensino Médio (EM) em um esforço coletivo frente ao debate de aspectos polêmicos da pandemia. Como resultado, apontamos a possibilidade da abordagem de importantes conceitos e fórmulas estruturais químicas que embasam a área da química orgânica e, mais especificamente, a química heterocíclica. Compartilhamos nesta escrita um breve relato da nossa experiência frente ao emprego desta temática em um percurso investigativo junto aos estudantes do EM.
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