Os Heterociclos do Contexto da COVID-19 (Parte 2): Aporte da Iniciação Científica Júnior para o Processo de (Re)significação de Conceitos Químicos
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220029Palavras-chave:
Cloroquina, hidroxicloroquina, química heterocíclica, COVID-19, PIBIC-EM.Resumo
A presente escrita compõe a segunda parte dos recortes da prática de um projeto de iniciação científica júnior e tem por intenção ressaltar a contribuição do estudo das moléculas correlacionadas à temática da pandemia da COVID-19 para a delimitação de conceitos fundamentais no domínio da química orgânica. A metodologia adotada (alicerçada por oficina didática virtual, textos científicos e materiais didático-pedagógicos) envolveu os estudantes do Ensino Médio (EM) em um esforço coletivo frente ao debate de aspectos polêmicos da pandemia. Como resultado, apontamos a possibilidade da abordagem de importantes conceitos e fórmulas estruturais químicas que embasam a área da química orgânica e, mais especificamente, a química heterocíclica. Compartilhamos nesta escrita um breve relato da nossa experiência frente ao emprego desta temática em um percurso investigativo junto aos estudantes do EM.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.