Os Heterociclos do Contexto da COVID-19 (Parte 1): Uma Revisão com Destaques da Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220021Palavras-chave:
Cloroquina, hidroxicloroquina, química heterocíclica, COVID-19, PIBIC-EM.Resumo
Este artigo é o espelho dos recortes iniciais de um projeto de iniciação científica júnior e tem por intenção disponibilizar um texto científico, na língua portuguesa, construído à luz dos principais destaques que trouxeram a cloroquina e a hidroxicloroquina para os holofotes do atual contexto pandêmico. Em consideração a esse contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, é contribuir para a delimitação de conceitos fundamentais no domínio da química orgânica. A metodologia adotada para esta pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, consistiu em revisar sistematicamente a literatura, utilizando bases de dados indexadas, para contextualizar pontos factuais acerca da origem histórica (natural e sintética) e das propriedades farmacológicas de heterociclos correlacionados à temática da pandemia da COVID-19. Abordamos conceitos e fórmulas estruturais químicas que embasam a área da química orgânica e, mais especificamente, a química heterocíclica. E, por meio deste compilado, apresentamos uma via de acesso rápido às recentes informações ancoradas em periódicos de impacto (inter)nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.