Os Heterociclos do Contexto da COVID-19 (Parte 1): Uma Revisão com Destaques da Pandemia

Autores

  • Rosália Andrighetto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS https://orcid.org/0000-0001-8463-4884
  • Vanessa Griebeler Sebastiani Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220021

Palavras-chave:

Cloroquina, hidroxicloroquina, química heterocíclica, COVID-19, PIBIC-EM.

Resumo

Este artigo é o espelho dos recortes iniciais de um projeto de iniciação científica júnior e tem por intenção disponibilizar um texto científico, na língua portuguesa, construído à luz dos principais destaques que trouxeram a cloroquina e a hidroxicloroquina para os holofotes do atual contexto pandêmico. Em consideração a esse contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, é contribuir para a delimitação de conceitos fundamentais no domínio da química orgânica. A metodologia adotada para esta pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, consistiu em revisar sistematicamente a literatura, utilizando bases de dados indexadas, para contextualizar pontos factuais acerca da origem histórica (natural e sintética) e das propriedades farmacológicas de heterociclos correlacionados à temática da pandemia da COVID-19. Abordamos conceitos e fórmulas estruturais químicas que embasam a área da química orgânica e, mais especificamente, a química heterocíclica. E, por meio deste compilado, apresentamos uma via de acesso rápido às recentes informações ancoradas em periódicos de impacto (inter)nacional.

Biografia do Autor

Rosália Andrighetto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é docente e coordenadora do Curso de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR. Vice-líder do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Química e Física.

Vanessa Griebeler Sebastiani, Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

Estudante do 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, 97900-000, Cerro Largo-RS, Brazil.

Downloads

Publicado

25-08-2022