Aqui tem Química: Supermercado. Parte III: Carboidratos
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220030Palavras-chave:
Açúcar, Sacarose, Glicose, Frutose, Celulose, Xarope.Resumo
Este artigo documentou aspectos gerais da fabricação, composição, consumo e aplicações dos carboidratos nos supermercados. Os carboidratos são conhecidos pela humanidade desde os tempos pré-históricos e representam uma família de compostos naturais polifuncionais abundantes e facilmente acessíveis. Eles podem ser manipulados por vias químicas, enzimática ou microbiológica. Seu valor químico reside em suas estruturas simples com a presença de vários grupos hidroxilas e quiralidade bem estabelecidas. São compostos abundantes na natureza e essenciais como alimentos para a humanidade atuando como adoçantes adicionados a alimentos e bebidas processados. Eles são ideais como materiais de partida na síntese de diversos novos compostos e produtos naturais complexos com múltiplos centros quirais. A natureza renovável e interdisciplinar dos carboidratos é muito relevante para os desenvolvimentos de novos produtos poliméricos e farmacêuticos. A importância dessa família de composto não poderia deixar de estar presente em muitos produtos comercializados nos supermercados a disposição do público consumidor. A maioria está presente como edulcorantes não calóricos, alimentos e fontes de energia, mas também é usado como aditivos que confere diversas propriedades as formulações alimentícias. Esse artigo pretende mostrar a participação de carboidratos nos produtos que são comercializados nos supermercados e assim como o contexto de suas produções e propriedades químicas. @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; text-align:justify; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman",serif; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}Downloads
Publicado
25-08-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.