Flavonoides no Gênero Annona: Métodos Cromatográficos e Espectrais de Análises - Revisão
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220032Palavras-chave:
Annonaceae, Annona, flavonoides, HPLC-MS, UPLC-MSResumo
A família Annonaceae possui cerca de 2500 espécies e 109 gêneros reconhecidos. Annona é um dos gêneros mais representados em número de espécies da família. São aproximadamente 120 espécies distribuídas na América e África tropical. Os flavonoides são considerados marcadores quimiotaxonômicos, devido a especificidade em algumas espécies, gêneros e famílias como é o caso da Annonaceae. Os estudos em produtos naturais vêm crescendo significativamente graças as vantagens relacionadas às técnicas hifenadas, como a Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas (HPLC-MS) usada na determinação do perfil químico de espécies vegetais. Foi realizado um levantamento bibliográfico no site de busca Scifinder utilizando as palavras chaves Annona, flavonoids, HPLC e UPLC. O primeiro artigo encontrado é do ano de 2007 e a pesquisa foi realizada até dezembro de 2020. Resultados obtidos dessa revisão revelaram que a classe majoritária dos flavonoides identificados por HPLC-MS das espécies estudadas foram os flavonóis glicosilados, podendo indicar esta classe como possível marcador quimiotaxonômico do gênero Annona. Análise das técnicas e os parâmetros usados nos trabalhos mostraram o uso exclusivo da fase reversa, sistemas acidificados na fase móvel, detectores de arranjo de diodo (DAD) e o espectrômetro de massas (MS), e o tipo de ionização a pressão atmosférica mais usada é o ESI no modo negativo. Os dados da revisão bibliográfica aqui apresentados reforçam a importância do uso das técnicas hifenadas, uma alternativa rápida e eficiente na descoberta do perfil químico, e de detecção e quantificação de compostos de interesse em espécies vegetais.Downloads
Publicado
31-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.