Conductive Thin Films based on Sodium Alginate/ PEDOT:PSS Blends
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220017Palavras-chave:
PEDOT, PSS, alginato de sódio, material renovávelResumo
A associação entre os polímeros (3,4-etilenodioxitiofeno) e poli (ácido 4-estirenossulfônico) PEDOT: PSS resulta em propriedades encontradas em plásticos com características elétricas semelhantes às dos metais. A combinação do PEDOT: PSS com alginato de sódio, permite a criação de filmes finos homogêneos. A investigação das propriedades elétricas resultantes, bem como as características morfológicas do material, são os principais objetivos deste trabalho. Os filmes foram montados pelo método de evaporação de solvente, casting, a partir de soluções aquosas de PEDOT: PSS e alginato de sódio em várias proporções. A análise da curva de tensão versus corrente mostrou uma dependência da concentração PEDOT: PSS para aumentar a condutividade do filme formado. A análise do perfil mostrou que a técnica de casting produziu filmes de cerca de 1000 nm e a técnica de spin casting produziu filmes de cerca de 250 nm de espessura; A difratometria RX (DRX) revelou que o material é predominantemente amorfo; Medidas de absorbância de UV-Vis indicaram grande absorção de energia luminosa no padrão RGB no comprimento de 650 nm; as imagens da microscopia eletrônica de varredura indicaram a homogeneidade dos componentes na formação dos filmes e a microscopia óptica mostrou a continuidade dos filmes formados. As análises de FTIR demonstraram que as bandas de absorção são equivalentes às encontradas na literatura. Desta forma, o material sintetizado apresenta características adequadas para ser aplicado na construção de um dispositivo eletrocrômico.Downloads
Publicado
25-08-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.