Some wood properties of 10-year-old Eucalyptus camaldulensis Dehnh. in three diametric classes
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210105Palavras-chave:
melhoramento de plantas, madeira reflorestada, propriedades químicas da madeira, qualidade da madeira.Resumo
As florestas polivalentes estão se tornando mais frequentes, mas ainda são necessárias pesquisas com madeira para direcioná-la para o consumo industrial adequado. A determinação requer um conhecimento da procedência da semente e das características de plantio. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade da madeira de E. camaldulensis com 10 anos de idade em três classes diamétricas para potencial uso na produção de papel e celulose, energia e madeira serrada. Foram estudadas 10 árvores de cada classe diamétrica (pequeno, médio e grande) e empregada as técnicas usuais para análises de cada propriedade. A madeira de E. camaldulensis é caracterizada por um aumento da percentagem de cerne e uma diminuição de alburno à medida que o diâmetro da árvore aumenta. A densidade básica foi mais alta na maior classe diamétrica; no entanto, isso não se refletiu diretamente em melhores resultados em outras propriedades físicas. Por exemplo, o encolhimento volumétrico foi maior na classe média. As características anatômicas apresentaram limitações à presença de finos e as dimensões das fibras mostraram limitações aos índices de qualidade do papel e da celulose, importantes para o uso industrial da madeira. Resíduos de madeira de E. camaldulensis podem ser explorados para bioenergia; os valores de PCS variaram de 16425 a 17056 kJ.kg-1. De maneira geral, sugere-se que árvores nos espaçamentos e condições edafoclimáticas estudados possuem utilidade industrial, contribuindo assim com o mercado de base florestal e reduzindo a exploração de espécies nativas para esse fim. Com base na qualidade da madeira em diferentes classes de diâmetro, E. camaldulensis poderia se beneficiar de estratégias tecnológicas para impulsionar ganhos genéticos e obter melhores propriedades da madeira.Downloads
Publicado
20-07-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.