A Influência de Políticas Públicas para o Progresso da Geração Solar Fotovoltaica e Diversificação da Matriz Energética Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210102Palavras-chave:
Políticas públicas, Energia renovável, Energia solar fotovoltaicaResumo
No atual cenário brasileiro é possível perceber com clareza a importância de políticas públicas para a promoção das energias renováveis. As políticas existentes ainda não são eficazes para que a geração de energia limpa, incluindo a energia solar fotovoltaica, atinja o seu potencial. De forma geral, o estímulo da produção de energia solar fotovoltaica possui grandes vantagens pois existe um extenso território com elevados índices de irradiação e alto potencial de geração de energia elétrica. Além disso, a diversificação da matriz elétrica é essencial para uma boa gestão desse setor, garantindo a oferta de energia para atender a demanda, segurança e eficiência energética. Como inspiração pode-se citar a China e Alemanha, países que tiveram grandes avanços na matriz energética nos últimos anos devido a suas políticas públicas de incentivo à geração de energia renovável. Ademais, a energia solar fotovoltaica é a que mais gera empregos por megawatt, sendo essencial para o desenvolvimento econômico do país. Através de uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho buscou avaliar as políticas públicas existentes no Brasil, bem como na China e Alemanha, a fim de entender os seus impactos no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de um melhor planejamento governamental para que o potencial de geração solar brasileiro seja alcançado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.