Conforto térmico em casas de madeira: O uso de embalagens cartonadas multicamadas
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210101Palavras-chave:
Madeira, embalagem cartonada, comportamento térmico.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento térmico de modelos de casas de madeira revestidas diferentemente com embalagem cartonada multicamada. A avaliação da melhoria do desconforto térmico foi obtida por meio da medição das temperaturas internas e externas. Foram construídos três modelos de casas em madeira, possuindo a cobertura de telha de fibrocimento. Em um, revestiram-se as paredes internamente com as embalagens cartonadas multicamadas posicionadas com a face de papel para dentro; no outro o teto foi revestido com as embalagens posicionadas da mesma maneira; e o terceiro não foi revestido. As temperaturas foram medidas de hora em hora, das 12h às 16h, durante três sábados e três domingos do mês de julho de 2019. Para os dias mais frescos, as temperaturas internas tiveram comportamentos parecidos e valores próximos. Já para os dias mais quentes, obteve-se uma redução na temperatura interna dos modelos com revestimento, chegando a diminuir, no dia mais quente, até 5,3°C no modelo com a cobertura revestida e 3,5°C com as paredes revestidas.Downloads
Publicado
24-02-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.