On the Potential Environmental Repercussions of Hydroelectricity. A Contribution Based on Life Cycle Assessment of Ecuadorian Hydropower Plants
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210098Palavras-chave:
Impactos ambientais, hidroeletricidade, Avaliação do ciclo de vida, energia renovávelResumo
A parcela do consumo mundial de energia para geração de eletricidade baseia-se principalmente no carvão mineral e no gás natural. Nos últimos anos, os governos implementaram políticas para promover o investimento em energia renovável. No Equador, a participação da hidroeletricidade aumentou rapidamente, sem considerar os impactos ambientais de longo prazo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma avaliação do ciclo de vida “cradle-to-gate” de duas usinas representativas do Equador (Agoyán e Paute). O inventário do ciclo de vida contém os fluxos primários de energia e matéria durante as etapas de construção, operação e disposição final. A avaliação do impacto do ciclo de vida usa as categorias de potencial de ponto médio do CML 2000, incluindo Depleção Abiótica, Acidificação, Eutrofização e Aquecimento Global. A fase de construção é o principal contribuinte para os impactos globais, e a barragem, o principal ponto ambiental de ambas as usinas, e a inundação do reservatório representa o principal contribuinte para o impacto durante a fase de operação. Além disso, a geração de eletricidade em usinas de maior escala pode levar a menos impactos, sugerindo que construir usinas de grande escala pode reduzir os impactos globais em países com potencial hidrelétrico semelhante. Este quadro metodológico serve como um critério de tomada de decisão para avaliar o desempenho ambiental de outros sistemas de energia renovável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.