Modelo econômico como ferramenta de tomada de decisões para a produção de biodiesel a partir de microalgas
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210096Palavras-chave:
Modelagem econômica, Simulação Monte Carlo, BiocombustíveisResumo
As microalgas são organismos unicelulares de rápido crescimento e vem sendo amplamente estudadas para a produção de biodiesel. O cultivo não requer terra agricultável e pode ser feito utilizando águas residuárias. Após extensa revisão bibliográfica, observou-se que grande parte dos estudos econômicos sobre a produção do biodiesel microalgal utiliza contabilidade tradicional determinística e estima a produção em larga escala, com processos de biorrefinaria, requerendo altos investimentos e tempo considerável para operação. Este trabalho conduziu uma análise probabilística para um cenário de produção de biodiesel em pequena escala, aplicando técnicas de simulação Monte Carlo. Paralelamente, foi proposto um modelo econômico como ferramenta de tomada de decisões a partir da construção detalhada do Capex e Opex, custeio de cada etapa do processo produtivo e simulação econômica multi cenário. Para reforçar a análise, foram utilizadas técnicas de investimento VPL e TIR, e análise de sensibilidade, identificando as variáveis de maior impacto na produção do biodiesel e, consequentemente, no fluxo de caixa. O estudo demonstrou que a produção do biodiesel em pequena escala é financeiramente inviável nas condições em 2019 e que o maior ofensor econômico neste tipo de projeto é o Capex. Todavia, o trabalho amplia a discussão sobre os resultados das simulações, abordando aspectos econômicos ainda pouco discutidos nos estudos sobre o tema, tais como o impacto financeiro das correções do biodiesel no padrão de qualidade nacional (RANP 45), os créditos de carbono e as políticas de incentivos e subsídios visando facilitar a viabilização de projetos de baixo impacto ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.