Resíduo do desdobro de madeira de Hymenolobium petraeum Ducke para produção de briquetes
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210094Palavras-chave:
Angelim Pedra, biocombustíveis sólidos, recursos energéticos, biomassa.Resumo
O desdobro da madeira em serrarias gera uma grande quantidade de resíduos que podem ser utilizados como matéria prima para a produção de briquetes. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características do resíduo do desdobro da madeira de Hymenolobium petraeum (Angelim Pedra) e o seu potencial para a produção de briquetes. Foram determinados o perfil granulométrico, o teor de umidade e a densidade a granel do resíduo, produzidos briquetes e avaliado a densidade aparente e durabilidade. O resíduo do desdobro da madeira de H.petraeum apresentou densidade a granel de 0,204 g cm-3 e 15,2% de teor de umidade enquanto os briquetes produzidos apresentaram densidade aparente de 1.336,0 g cm³, 11,8% de teor de umidade e durabilidade de 99,9%. Os resíduos do desdobro da madeira de H.petraeum utilizados neste estudo são adequados para a produção de briquetes de alta qualidade, sendo uma alternativa técnica viável para a sua destinação energética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.