Estudo Comparativo de Técnicas de Rastreamento do Ponto de Máxima Potência em Arranjos Fotovoltaicos
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210091Palavras-chave:
Energia fotovoltaica, MPPT, P&O, FuzzyResumo
Este artigo apresenta uma modelagem de um arranjo fotovoltaico (PV) conectado a um conversor CC-CC do tipo Boost para realização de uma análise comparativa entre dois métodos de rastreamento de ponto máxima potência (MPPT). Foi escolhido um método convencional, Perturbação e Observação (P&O), pela sua ampla utilização, e um método de inteligência artificial, Lógica de Controle Fuzzy (LCF), pela sua robustez e independência ao modelo do arranjo PV. A comparação entre as técnicas considerou o erro de estado estacionário, a resposta dinâmica e a eficiência em uma ampla faixa de potência. Os algoritmos P&O e LCF foram utilizados para estabelecer a tensão de referência e a razão cíclica, respectivamente, para regular a tensão terminal do arranjo PV. Em geral, os métodos MPPT Fuzzy e MPPT P&O realizaram rastreamento do ponto de máxima potência de forma eficiente e precisa e as vantagens de cada técnica foram discutidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.