Síntese de Heteroestruturas de SrTiO3/g-C3N4 pelo Tratamento Sonoquímico e Aplicação na Fotodegradação da Amilorida sob Radiação Visível
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220024Palavras-chave:
Fotocatálise, Semicondutores, SrTiO3, g-C3N4,Resumo
A fotocatálise heterogênea utilizando semicondutores tem sido aplicada em processos de remediação ambiental, como a degradação de compostos orgânicos em efluentes líquidos. Foi realizado um estudo objetivando a obtenção de heteroestruturas ativas sob radiação visível pela associação de dois semicondutores, titanato de estrôncio (SrTiO3, STO) e nitreto de carbono (C3N4, CN) baseando-se na heteroagregação induzida por diferença de cargas superficiais sob tratamento sonoquímico. Heteroestruturas com 85%, 50% e 25% de CN foram obtidas por este método. As heteroestruturas de STO:CN foram ativas para degradar o fármaco amilorida (AML) sob irradiação visível. A amostra STO:CN50% apresentou o melhor desempenho, atribuída à formação de mais heterojunções entre STO e g-C3N4, provavelmente formando uma heteroestrutura tipo II.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.