Atividade antiproliferativa, análise QSAR preliminar e estudos in silico ADME de adutos de Morita-Baylis-Hillman de derivados de isatina em quatro linhagens de células de câncer
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220075Palavras-chave:
Adutos de Morita-Baylis-Hilman isatínicos, Atividade antiproliferativa, Índice de seletividade, QSAR, in silico ADMEResumo
Apresentamos neste trabalho a atividade antitumoral de 21 adutos de Morita-Baylis-Hillman (MBHA), sintetizados pelo nosso grupo de pesquisas, seguida de insights estruturais obtidos a partir de análises QSAR e ADME in silico. As atividades foram determinadas em quatro linhagens celulares de câncer diferentes, incluindo HL60 (leucemia promielocítica humana), MCF-7 (adenocarcinoma de mama humano), Hep-2 (carcinoma cervical) e HepG2 (carcinoma hepatocelular). Alguns dos compostos apresentaram maior índice de seletividade (SI) do que a doxorrubicina. Por exemplo, 6 e 9 apresentaram IC50 de 48 nM e 42 nM contra leucemia promielocítica humana, com SI de 282,10 e 170,00, respectivamente. A doxorrubicina apresentou IC50 = 110 nM, com apenas 12,73 de SI. Os procedimentos QSAR forneceram modelos matemáticos interessantes, mostrando a importância dos grupos nitrila e alila, bem como a possibilidade de mudanças no anel de seis membros ou substituintes do nitrogênio da isatina. A análise SwissADME in silico revelou importantes discussões sobre requisitos estruturais para um melhor perfil farmacocinético, visando futuras otimizações de protótipos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.