Otimização e Validação de Metodologia Analítica para Determinação de As, Cd, Pb e Hg em Matriz Sangue por Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220044

Palavras-chave:

ICP-MS, Contaminantes Inorgânicos, Validação, Biomonitorização

Resumo

A população está ambientalmente exposta aos contaminantes inorgânicos, como o arsênio (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg). Esta exposição pode ter efeitos imediatos e permanentes na estrutura e funcionamento do cérebro, ocasionando perdas no potencial de desenvolvimento, e alterações neurológicas e neurocomportamentais. A biomonitorização humana vem sendo utilizada como uma ferramenta para políticas em saúde ambiental pois fornece informações do ambiente externo e da contaminação individual. O objetivo do presente estudo foi otimizar e validar a metodologia analítica para determinação de As, Cd, Pb e Hg em matriz sangue usando a Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado.

Biografia do Autor

Santos Alves Vicentini Neto, FIOCRUZ/INCQS

Possui mestrado em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde pública/Fundação Oswaldo Cruz (2020). Atualmente é técnico em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, atuando principalmente nos seguintes temas: absorção atômica, espectrometria de massa, contaminantes inorgânicos com ênfase em Saúde Pública

Lisia Maria Gobbo dos Santos, FIOCRUZ/INCQS

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz . Tem experiência na área de Farmácia, bioquímica, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: absorção atômica,espectrometria de massa, contaminantes inorgânicos, água e alimentos.

Mayssa de Andrade Fonseca, FIOCRUZ/INCQS

Atualmente, sou estagiária curricular no Hospital Quinta D'Or atuando na farmácia hospitalar. Entretanto, no período de agosto de 2017 a agosto de 2020, obtive experiência na área de Controle de Qualidade com ênfase em Química Analítica e Toxicologia a partir da análise de amostras de interesse da vigilância sanitária contribuindo para a saúde coletiva, no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Carolina Duque Magalhães, FIOCRUZ/INCQS

Atualmente cursando curso de residência multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade, no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS - FIOCRUZ - RJ (conclusão em 2021) e com MBA em negócios gastronômicos e controle de qualidade de alimentos pela IBMR concluído em novembro de 2019. Graduada em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (conclusão em 2017). Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: digestão in vitro, estado nutricional, atividade antioxidante, mel, suco misto, controle de qualidade de alimentos. Durante a Residência em vigilância sanitária realizo análises de elementos inorgânicos em alimentos e outras matrizes, além de aprimorar conhecimentos em vigilância sanitária. Recebimento de Menção Honrosa na área temática Saúde, concedido no 12° Congresso de Extensão da UFRJ em 2015.

Silvana do Couto Jacob, FIOCRUZ/INCQS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Química Analítica - Loghborough University Of Tecnology (1994). É tecnologista senior da Fundação Oswaldo Cruz. Atuou como coordenador do grupo técnico de alimentos da Fundação Oswaldo Cruz e foi chefe do Departamento de Química do INCQS/Fiocruz. É pesquisador professor do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, controle de qualidade, espectrometria atômica, metrologia química e avaliação de riscos.

Downloads

Publicado

31-10-2022