Método AHP: Tomada de Decisão para Metodologias de Determinação de Contaminantes Emergentes em Água Superficial
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210080Palavras-chave:
Analytic Hierarchy Process, Metodologias alternativas, Contaminantes Emergentes, BiossorventeResumo
Este estudo apresenta a temática atual e complexa sobre a qualidade da água, respectivo aos contaminantes emergentes da tipologia dos hormônios e Cafeína, os quais podem estar presentes em águas superficiais, provenientes de lançamentos de efluentes com nenhum tratamento ou tratamento ineficiente. Deste modo, o objetivo é aplicar o método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxiliar na tomada de decisão da melhor metodologia para determinação de contaminantes emergentes da tipologia dos hormônios e Cafeína em água superficial, comparando a Extração em Fase Sólida (SPE) aliada à Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas (LC-MS/MS) com a Espectroscopia de Fluorescência de Raios-X (FRX) ou a Espectroscopia Raman, utilizando biossorvente de sabugo de milho. Os resultados indicaram que a melhor alternativa seria utilizando o biossorvente e Espectroscopia FRX, com importância de 41,7% e a análise de sensibilidade permite diminuir o nível de incerteza quanto a cenários futuros. Em conclusão, esta proposta foi valida e útil para a tomada de decisão, visando uma análise rápida, sensível e barata. Além disso, informou sobre a importância de validar as metodologias alternativas, de modo a consolidá-las como potenciais análises químicas para os hormônios e a Cafeína.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.