Avaliação dos níveis de radônio em ambientes fechados no Brasil: uma visão geral
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210089Palavras-chave:
Radioatividade ambiental, radônio em ambientes fechados, dose anual efetiva, saúde públicaResumo
O radônio é um gás radioativo de ocorrência natural, insípido, inodoro e incolor a temperatura ambiente, pode se difundir no ambiente através do solo, águas minerais, termais ou subterrâneas e construções. Em ambientes mal ventilados, como residências, pode se acumular a níveis que são prejudiciais aos seres humanos e, portanto, trazer riscos à saúde pública. No Brasil, as pesquisas envolvendo o radônio são relativamente recentes. Não existe ainda uma legislação específica para o radônio, mas o Ministério da Saúde recomenda um valor limite de radiação alfa de 0,1 Bq m-3 e 1,0 Bq m-3 para a radiação beta. O presente estudo teve como objetivo explorar o estado da arte da pesquisa sobre radioatividade natural decorrente do radônio no Brasil por meio de um levantamento dos artigos publicados na base de dados Scopus. Um total de 67 artigos de pesquisa foram considerados para esse fim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.