Novas Perspectivas para a Terapia Antiplaquetária: A Evolução dos Antagonistas do Receptor P2Y12
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210025Palavras-chave:
receptor P2Y12, antiplaquetários, fármacos, doenças cardiovascularesResumo
O arsenal terapêutico de fármacos antiplaquetários disponíveis em uso clínico se expandiu significativamente nas últimas décadas. No entanto, a despeito disso, doenças cardiovasculares associadas a desordens tromboembólicas ainda representam a principal causa de mortalidade no Brasil e ao redor do mundo. Este panorama indica a clara necessidade do desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas mais eficazes e seguras. Neste contexto, destacam-se os antagonistas do receptor P2Y12, fármacos de primeira escolha no manejo da doença arterial coronariana e de outras doenças cardiovasculares. Esta revisão oferece um apanhado histórico da evolução destes antagonistas, desde os primeiros representantes da classe, identificados ainda na década de 70, passando pelo desenvolvimento dos fármacos atualmente em uso clínico, e descrevendo a descoberta mais recente de novos padrões estruturais para modulação desse importante alvo terapêutico. O presente trabalho, além da revisão e atualização do tema, fornece um apanhado útil de informações estruturais para o futuro planejamento de novas entidades químicas idealizadas como antagonistas do receptor P2Y12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.