Avanços na Síntese, Atividades Biológicas e Aplicações de Cordiaquinonas: Uma Revisão

Autores

  • Juliano Carlo Rufino Freitas Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-4617-4084
  • João Rufino de Freitas Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
  • Jucleiton José Rufino de Freitas Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho.
  • Ronaldo Nascimento de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
  • Claudio Augusto Gomes da Câmara Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
  • Danilo Lima Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
  • Carolina Alves de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
  • Pedro Ramos de Souza Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210088

Palavras-chave:

Cordiaquinonas, gênero Cordia, síntese, aplicações.

Resumo

: As cordiaquinonas são um tipo especial de quinonas (naftoquinonas) que possuem como diferencial, unidades terpênicas acrescidas em sua estrutura, sendo encontrada em plantas do gênero Cordia. Espécies do gênero Cordia, família da Boraginaceae, são amplamente estudadas quanto aos diversos aspectos etnobotânicos e etnofarmacológicos. Nas últimas décadas, os estudos científicos das espécies de Cordia foram intensificados, demonstrando o grande interesse pelos estudos fitoquímicos, biológicos e farmacológicos. Esta classe de compostos apresenta um grande número de aplicações, tais como larvicida, antifúngica, e anticancerígena. Diante da sua importância, o escopo desta revisão sistemática foi apresentar os métodos químicos de extração e isolamento, e sínteses e aplicações das cordiaquinonas. A pesquisa foi realizada  em vários bancos de dados, como Web of Science, ACS Publications, Scifinder, Scielo, e Elsevier, utilizando os descritores cordiaquinona e Cordia, direcionados os resultados para aplicação química. Uma gama de atividade biológica foi relatada em extratos brutos e frações, óleos essenciais, e compostos puros isolados de várias espécies de Cordia. Concluímos que o gênero Cordia tem grande potencial para a descoberta de novos fármacos através de estudos de perfil biológico e mecanismos de ação de fitoquímicos puros.

Biografia do Autor

Juliano Carlo Rufino Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Educação e Saúde. Possui experiência em Química Orgânica e Ensino de Química. Suas Pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: Reagentes de Telúrio e Boro, Síntese Total, Carboidratos e Formas de Contextualização da Química. 

João Rufino de Freitas Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química Orgânica no Curso de Licenciatura em Química e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Jucleiton José Rufino de Freitas, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho.

Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Ronaldo Nascimento de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química Orgânica no Curso de Licenciatura em Química  Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Claudio Augusto Gomes da Câmara, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

Doutor em Química e atualmente é professor de Química Orgânica no curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química da UFRPE.

Danilo Lima Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química


Atualmente é estudante do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.

Carolina Alves de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

Atualmente é estudante do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.

Pedro Ramos de Souza Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química

Atualmente é estudante do Mestrado em Química do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.

Downloads

Publicado

22-12-2021