Autores
-
Juliano Carlo Rufino Freitas
Universidade Federal de Campina Grande
http://orcid.org/0000-0003-4617-4084
-
João Rufino de Freitas Filho
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
-
Jucleiton José Rufino de Freitas
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho.
-
Ronaldo Nascimento de Oliveira
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
-
Claudio Augusto Gomes da Câmara
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
-
Danilo Lima Dantas
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
-
Carolina Alves de Araújo
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
-
Pedro Ramos de Souza Neto
Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Palavras-chave:
Cordiaquinonas, gênero Cordia, síntese, aplicações.
Resumo
: As cordiaquinonas são um tipo especial de quinonas (naftoquinonas) que possuem como diferencial, unidades terpênicas acrescidas em sua estrutura, sendo encontrada em plantas do gênero Cordia. Espécies do gênero Cordia, família da Boraginaceae, são amplamente estudadas quanto aos diversos aspectos etnobotânicos e etnofarmacológicos. Nas últimas décadas, os estudos científicos das espécies de Cordia foram intensificados, demonstrando o grande interesse pelos estudos fitoquímicos, biológicos e farmacológicos. Esta classe de compostos apresenta um grande número de aplicações, tais como larvicida, antifúngica, e anticancerígena. Diante da sua importância, o escopo desta revisão sistemática foi apresentar os métodos químicos de extração e isolamento, e sínteses e aplicações das cordiaquinonas. A pesquisa foi realizada em vários bancos de dados, como Web of Science, ACS Publications, Scifinder, Scielo, e Elsevier, utilizando os descritores cordiaquinona e Cordia, direcionados os resultados para aplicação química. Uma gama de atividade biológica foi relatada em extratos brutos e frações, óleos essenciais, e compostos puros isolados de várias espécies de Cordia. Concluímos que o gênero Cordia tem grande potencial para a descoberta de novos fármacos através de estudos de perfil biológico e mecanismos de ação de fitoquímicos puros.
Biografia do Autor
Juliano Carlo Rufino Freitas, Universidade Federal de Campina Grande
Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Educação e Saúde. Possui experiência em Química Orgânica e Ensino de Química. Suas Pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: Reagentes de Telúrio e Boro, Síntese Total, Carboidratos e Formas de Contextualização da Química.
João Rufino de Freitas Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química Orgânica no Curso de Licenciatura em Química e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Jucleiton José Rufino de Freitas, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho.
Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Ronaldo Nascimento de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química Orgânica no Curso de Licenciatura em Química Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Claudio Augusto Gomes da Câmara, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Doutor em Química e atualmente é professor de Química Orgânica no curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química da UFRPE.
Danilo Lima Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Atualmente é estudante do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.
Carolina Alves de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Atualmente é estudante do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.
Pedro Ramos de Souza Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Química
Atualmente é estudante do Mestrado em Química do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.