Síntese, caracterização, avaliação citotóxica e antimicrobiana de 2-(3-Aril-1,2,4-oxadiazol-5-il)-etanotiol

Autores

  • Juliano Carlo Rufino Freitas Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-4617-4084
  • João Rufino de Freitas Filho Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Jucleiton José Rufino de Freitas Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Moacyr Cunha Silva Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco.
  • Mauricélia Maria de Sousa Mata Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.
  • Jucarlos Rufino de Freitas Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco.
  • Maria Verônica de Sales Barbosa Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.
  • Bianca Micaela Macario Gonçalves Acioli Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Gisele Barbosa Bezerra Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210087

Palavras-chave:

Oxadiazol, Citotoxidade, Antimicrobiana

Resumo

Entre as diversas classes de compostos heterocíclicos, os oxadiazóis merecem destaque, isto por que essas moléculas apresentam as mais variadas aplicações, quer seja na química medicinal, na química de novos materiais, como também na química agrícola. Neste trabalho descreve-se a síntese, a caracterização e a avaliação das atividades citotóxica e antimicrobiana de uma série de 2-(3-aril-1,2,4-oxadiazol-5-il)-etanotiol 7a-d. A síntese das amidoximas 3a-d foi realizada por irradiação de ultrassom, em tempo variando de 30-90 min e bom e excelente rendimentos. Por outro lado, a síntese do 1,2,4-oxadiazol 7a-d foi desenvolvida, com duração de 10min, usando irradiação de micro-ondas fornecendo os compostos em rendimentos moderados. As estruturas de 7a-d foram caracterizadas por técnicas de infravermelho e ressonância magnética nuclear (RMN 1H e 13C). A avaliação citotóxica foi realizada frente a Artemia salina onde constatou que o percentual de mortalidade variou de 75-100% em todas as concentrações. Quanto a atividade antimicrobiana, constatou-se que o composto 70c foi o mais ativos frente as bactérias Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis (Gram-positivas). Todos os compostos demonstraram uma boa capacidade de inibir o crescimento da bactéria Escherichia coli (Gram-negativa).

Biografia do Autor

Juliano Carlo Rufino Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Educação e Saúde. Possui experiência em Química Orgânica e Ensino de Química. Suas Pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: Reagentes de Telúrio e Boro, Síntese Total, Carboidratos e Formas de Contextualização da Química. 

João Rufino de Freitas Filho, Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atuslmente é professor de Química Orgânia no curso de licenciatura em Qupimica e coordenado do programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da UFRPE.

 

Jucleiton José Rufino de Freitas, Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Química pelo Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Química da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal de Pernambuco.

Moacyr Cunha Silva, Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Atualmente e professor do  Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco

Mauricélia Maria de Sousa Mata, Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Atualmente é estudante do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Jucarlos Rufino de Freitas, Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Atulamente é estudante do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Maria Verônica de Sales Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Atualmente é estudante do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Bianca Micaela Macario Gonçalves Acioli, Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco.

Atualmente é estudante da graduação do curso de Licenciatura em Química de Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco.

Gisele Barbosa Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Doutora em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

22-12-2021