Nitrato de amônio: mocinho ou vilão?

Autores

  • Cleônia Roberta Melo Araújo Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológica - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Sidney Silva Simplicio Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológica - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Victória Laysna dos Anjos Santos Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife-PE, 52 171-900, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5906-8227
  • Wesley Randson Alcantara Campos Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológica - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Délis Galvão Guimarães Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife-PE, 52 171-900, Brasil.
  • Arlan de Assis Gonsalves Colegiado de Pós Graduação em Ciência dos Materiais, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus - Centro, Av. José de Sá Maniçoba, s/n, 56304-917, Petrolina - PE, Brasil.

Palavras-chave:

fertilizante, agricultura, explosivo, acidente de Beirute, segurança

Resumo

O nitrato de amônio (NA) é um sal inorgânico constituinte de vários produtos utilizados em práticas comuns, como a aplicação em fertilizantes, controle de odores, produção de agentes explosivos e produção de propelentes para foguetes. Suas propriedades físico-químicas demonstram se tratar de um sal de elevada estabilidade, o que desperta o questionamento sobre o seu envolvimento em inúmeros acidentes explosivos registrados em todo o mundo, sendo o mais recente o ocorrido em agosto de 2020 na cidade Beirute – Líbano. Dessa forma, o presente artigo de revisão reúne informações importantes e de conhecimento necessário acerca deste agente químico, a fim de evitar ou minimizar os acidentes que possam envolver o NA. Assim, foram abordadas informações desde a importância econômica e principais aplicações do NA até os riscos e as medidas de segurança recomendadas às operações de seu transporte, armazenamento e uso.

Publicado

25-02-2021