Química Verde: Rota Alternativa e Sustentável para a Produção do Compósito Pani-Magnetita
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210018Palavras-chave:
sustentabilidade, caracterização, síntese verdeResumo
Novos materiais estão sendo amplamente pesquisados buscando rotas alternativas e sustentáveis de sintétese. As aplicações tecnológicas mais limpas, com menor geração de resíduos, menor consumo de matérias primas e energia, são o foco de muitos trabalhos que objetivam encontrar materiais com maior desempenho para as funções a que se destinam, como em sensores eletroquímicos, adsorção de contaminantes, capacitores. Neste contexto, este trabalho apresenta uma rota sintética alternativa para produção de um compósito entre Pani e magnetita. Todo o processo da rota sintética foi analisado sob a perspectiva e a ferramenta dos princípios da química verde, para evidenciar o quão sustentável pode ser esse novo material. Uma análise dos custos de produção também foi elaborada. Obteve-se um compósito com características espectroscópicas, estruturais e morfológicas próprios do compósito Pani-Fe3O4, bem evidenciado pelo difratometria, e também com propriedades magnéticas. Obteve-se o Ms de 1,57 emu/g, que evidencia um potencial para aplicações em dispositivos eletroquímicos, adsorção de contaminantes, capacitores. Construindo as tabelas da métrica para a síntese, seguindo os critérios e classificação de todas as substâncias envolvidas e seus riscos para o meio ambiente, saúde e riscos físicos, obteve-se a Estrela Verde (EV) com um índice de preenchimento de estrela IPE de 60 %, sendo satisfatório para princípios sustentáveis e indicando em quais aspectos ainda é possível melhorar a rota sintética.Downloads
Publicado
14-04-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.