Análise Exergoeconômica da Gasificação de Sabugo de Milho Integrado em um Sistema de Geração de Energia: Estudo de Caso na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210013Palavras-chave:
Biomassa, Exergia, Simulação, Otimização.Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar um modelo exergoeconômico da gaseificação de sabugo de milho com vapor de água como agente gaseificante acoplado a um motor de combustão interna para gerar energia elétrica. Inicialmente, a caracterização físico-química das amostras foi realizada mediante análise imediata, elementar e poder calorifico superior (PCS). Os resultados da caraterização foram 65.23% para material voláteis, 16.54% para carbono fixo e 13.53 MJ/kg de PCS. Realizando uma simulação inicialmente no software Aspen HYSYS, obtendo-se um gás com poder calorífico de 12.41 MJ/kg. Posteriormente, determinou-se um custo exergoeconômico de geração de 0.040 USD/kWh para um sistema de 10,1 MW, sendo calculada uma taxa interna de retorno (TIR) de 65,75% para um período de 20 anos. Finalmente, foi realizada uma otimização do sistema de integração energética utilizando a metodologia da superfície de resposta (RSM) no software Statgraphics, obtendo um potencial de geração de 10,55 MW, um custo de geração de 0.037 USD/kWh e uma eficiência exergética de 45,8% com a qual foi obtida uma TIR de 68,71%. Além disso, foi determinado o impacto do tamanho da planta no custo de geração e na TIR, determinou-se que o tamanho do equilíbrio foi de 770 kW obtido com um fluxo mássico de entrada de 360 kg/h. Os custos determinados são do tipo III e, portanto, têm uma incerteza de 15%.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.