Determinação do teor de ferro utilizando o aplicativo PhotoMetrix PRO®: a tecnologia a favor do ensino de Química
Palavras-chave:
química analítica, software livre, tecnologia no ensino de química, preparo de amostra, PhotoMetrix PRO®, aplicativos de química, TICs.Resumo
O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química tem sido uma tendência na área da educação, em especial quando o docente tem como objetivo aumentar o interesse dos estudantes e elevar a qualidade das aulas. Neste trabalho empregou-se o aplicativo PhotoMetrix PRO®, gratuito e disponível para smartphone, em uma prática de colorimetria para determinação de íons ferro empregando tiocianato. Esta reação pode ser monitorada por espectrofotômetro na região do visível. O número destes equipamentos disponíveis para as aulas práticas no ensino médio, em cursos técnicos e de graduação são em geral insuficientes para manuseio por parte dos alunos, e em muitas instituições, não se encontram disponíveis. O método foi adaptado com enfoque na sustentabilidade em um laboratório de química, utilizando volumes reduzidos de reagentes para mitigação de resíduos e custos da análise. A metodologia apresentou valores de R2 de 0,999, limites de detecção e quantificação de 0,34 e 0,98 mg L-1, respectivamente, e valores inferiores a 6,0% de DPR. Determinações de ferro foram realizadas em três amostras, água de torneira, lâmina de barbear e suplemento alimentar. Os níveis de ferro foram satisfatórios quando comparados com os resultados obtidos por espectrofotometria na região do visível.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.