Uma Breve Revisão do Uso de Derivado do Limoneno como Monômero Promissor na Síntese de Polímeros Biodegradáveis
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210031Palavras-chave:
recursos renováveis, polimerização, limoneno e derivadosResumo
As preocupações envolvendo o uso de polímeros de fontes petroquímicas vêm incentivando vários grupos de pesquisa a desenvolverem polímeros utilizando commodities químicos a partir de recursos renováveis. O limoneno, um monoterpeno cíclico encontrado em diversas plantas, apresenta-se como um monômero viável a várias reações de polimerização, sejam elas por radicais livres, catiônica ou através da reação de seus derivados por abertura de anel. Isso porque exibe duplas ligações que podem ser utilizadas nessas reações. De acordo com uma investigação bibliográfica realizada, no geral, são abordadas as dificuldades encontradas nessas reações, que são a respeito da transferência de cadeia, formação de subprodutos e impedimento estérico, que afetam o controle da massa molar e, consequentemente, das propriedades térmicas dos polímeros sintetizados. No entanto, copolimerizações por abertura de anel por intermédio de époxidos derivados demonstraram a possibilidade de obtenção de polímeros renováveis com características promissoras. Logo, esse trabalho de revisão tem como objetivo estabelecer um levantamento bibliográfico acerca dos estudos recentes que utilizam de matérias-primas renováveis, como o limoneno e seus derivados, em uma interessante e abundante plataforma química para o desenvolvimento de novos polímeros sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.