Uma Breve Revisão do Uso de Derivado do Limoneno como Monômero Promissor na Síntese de Polímeros Biodegradáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210031

Palavras-chave:

recursos renováveis, polimerização, limoneno e derivados

Resumo

As preocupações envolvendo o uso de polímeros de fontes petroquímicas vêm incentivando vários grupos de pesquisa a desenvolverem polímeros utilizando commodities químicos a partir de recursos renováveis. O limoneno, um monoterpeno cíclico encontrado em diversas plantas, apresenta-se como um monômero viável a várias reações de polimerização, sejam elas por radicais livres, catiônica ou através da reação de seus derivados por abertura de anel. Isso porque exibe duplas ligações que podem ser utilizadas nessas reações. De acordo com uma investigação bibliográfica realizada, no geral, são abordadas as dificuldades encontradas nessas reações, que são a respeito da transferência de cadeia, formação de subprodutos e impedimento estérico, que afetam o controle da massa molar e, consequentemente, das propriedades térmicas dos polímeros sintetizados. No entanto, copolimerizações por abertura de anel por intermédio de époxidos derivados demonstraram a possibilidade de obtenção de polímeros renováveis com características promissoras. Logo, esse trabalho de revisão tem como objetivo estabelecer um levantamento bibliográfico acerca dos estudos recentes que utilizam de matérias-primas renováveis, como o limoneno e seus derivados, em uma interessante e abundante plataforma química para o desenvolvimento de novos polímeros sustentáveis.

Biografia do Autor

Cássia Almeida Brito, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduada do curso de Licenciatura em Química, pela instituição de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2017). Mestra em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) (2019). Doutorado em andamento pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ). Participou de projetos que visavam o desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padrão para análise e controle toxicológico (análise de mutação genética) em extratos com potencial fitoterápico da flora brasileira na instituição de ensino Universidade Estadual da Zona Oeste (2012). Na área de Polímeros, participou do projeto de pesquisa: Polímeros e seus Impactos Ambientais: Análise dos Principais fatores na sociedade e o desafio da construção de um estudo analítico mediante aplicação e avaliação de materiais didáticos (2016) e Obtenção de copolímeros utilizando derivado do limoneno e anidrido tetrahidroftálico para a produção de poliésteres funcionalizáveis (2019). Atualmente, estuda sobre sistemas acrílicos particulados contendo fármacos por reação de UGI para o tratamento de neoplasias malignas.

Alexandre Carneiro Silvino, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Doutor em Ciências em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Cornell University e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase na áreas de Quimica de Coordenação e Catálise Aplicada à Obtenção de Polímeros. Atua na área síntese e caracterização espectroscópica de poliésteres biodegradáveis, poliolefinas, síntese de nanocompósitos por polimerização in situ, desenvolvimento de estratégias de obtenção de novos ligantes ambidentados e polibásicos voltados para a area de catálise.

Downloads

Publicado

07-06-2021