Produção de Proteína e Óleo Láurico à Partir da Bioconversão de Resíduos Agropecuário pelas Larvas da Hermetia illucens
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210028Palavras-chave:
co-produtos, economia circular, detritívoros.Resumo
O gerenciamento dos resíduos da etapa agrícola produção de alimentos, é uma questão prioritária e abrange estratégias visando minimizar os impactos ambientais. O emprego das larvas da mosca Hermetia illucens como detritívoros é uma alternativa promissora, pois ao longo do seu desenvolvimento acumulam óleo e proteína, cujas aplicações são diversas. No presente trabalho, larvas da H. illucens foram alimentadas com diferentes formulações de uma mistura de casca de cacau, soro de leite e semente de maracujá. As larvas foram caracterizadas quanto ao teor de proteína e a qualidade do óleo produzidos. Foi possível obter uma biomassa larval com até 36% de óleo e 46% de proteína. O teor de proteína a torna promissora como ração na pecuária. O perfil de ácidos graxos do óleo mostrou uma alta concentração de C12:0 (47%), seguida por C18:2, C16:0 e C18:1, o que permite caracterizá-lo como óleo láurico, com aplicações diversas na indústria oleoquímica.Downloads
Publicado
14-04-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.