Estágios Iniciais de Crescimento de um Filme Fino Híbrido Polipirrol com [Sn(Dmit)3]2-, [Tris(1,3-Ditiola-2-Tiona-4,5-Ditiolato) Estanato]2-, por Microscopia de Força Atômica e Análise de Dimensão Fractal
Palavras-chave:
Filmes finos de polipirrol, complexos de dmit, microscopia de força atômica.Resumo
Neste trabalho, a morfologia e a dimensão fractal de filmes híbridos obtidos por electropolimerização de uma solução de pirrol e [NET4]2[Sn(dmit)3] (PPy/Sn(dmit)3) foram investigadas por microscopia de força atômica (AFM). O método de contagem de caixa foi utilizado para tratar quantitativamente as imagens. A electropolimerização de PPy/Sn(dmit)3 foi realizada à temperatura ambiente sob controle galvanostático usando densidade de corrente constante de deposição de 1 uAcm-2 e controle potenciostático em +0,8 V (vs ECS) em diferentes tempos. Modos diferentes de crescimento foram observados para os filmes produzidos pelas duas técnicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.