O contexto formativo das Licenciaturas em Química no IF Goiano e suas implicações na perspectiva profissional dos licenciandos
Palavras-chave:
IF Goiano, perspectivas profissionais, Licenciatura em QuímicaResumo
O artigo apresenta recortes de uma pesquisa de mestrado que investigou as concepções e influências no contexto formativo dos cursos de Licenciatura em Química do IF Goiano. Apresenta resultados do perfil profissional pretendido presente nos PPC e o perfil profissional instituído na concepção dos licenciandos. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise dos 5 PPC e respostas dos licenciandos obtidas em 62 questionários construídos para a pesquisa. Os resultados sinalizam que o perfil pretendido nos PPC é orientado no sentido de formação de professores de Química com viés bacharelesco e que nos cursos há uma supervalorização dos conhecimentos científicos em relação ao pedagógico, aproximando-se do modelo de formação de professores pela racionalidade técnica. As concepções instituídas nos PPC refletem nas perspectivas profissionais dos licenciandos que apresentam uma tendência para atuação no contexto científico e técnico da Química como laboratórios ou pesquisas do campo científico. Foi desvelado que os licenciandos não se consideram aptos para atuar na Educação Básica, por isso optam pela pós-graduação ao fim dos cursos e que também possuem baixas perspectivas em relação à atividade docente. Infere-se que o habitus de formação tecnológica e agrária no IF Goiano influencia na construção de identidade docente dos licenciandos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.