Uma Visão Geral da Valorização de Subprodutos Gerados na Indústria Cervejeira
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210017Palavras-chave:
Biomassa, Bagaço de cevada, Excedente de levedura, Valorização de resíduos, SustentabilidadeResumo
A produção da cerveja é uma das principais indústrias no mundo e gera uma grande quantidade de resíduos e emissões que podem ser controladas ao utilizar um plano de gestão ambiental adequado para o tamanho da empresa. Em termos de resíduos sólidos ou subprodutos gerados há a tendência de reutilizá-los em suas diferentes formas. O presente trabalho faz uma revisão geral dos tipos de resíduos e emissões geradas na indústria cervejeira e faz uma comparação das propriedades dos dois principais subprodutos gerados na fabricação de cerveja: bagaço de cevada (BSG) e excedente de levedura (BY); e suas aplicações como alimento, energia, biotecnologia, biomaterial, potencial biomédico e como remediador ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.