Aproveitamento do Pó de Café (Pós-Filtração) em Aulas Práticas de Engenharia - uma Abordagem acerca da Sedimentação e Caracterização de Partículas
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210015Palavras-chave:
Decantação, Café, Turbidez.Resumo
A sedimentação é uma operação unitária muito empregada em processos químicos industriais, sendo utilizada na remoção de partículas sólidas em suspensão ao separar as fases sólidas e líquidas por diferença de densidade e ação do campo gravitacional. O presente trabalho objetivou projetar e construir um módulo de sedimentação de bancada em escala laboratorial e analisar as variáveis envolvidas na decantação da amostra de borra de café com densidade 1,0142 g/cm³. A sedimentação no módulo didático se mostrou eficaz e compatível com os testes de proveta para a amostra de 24 mesh em pH 4,0 e adição de 2,0 mL de agente floculante, ocorrendo em 30 minutos, obtendo-se um clarificado de baixa turbidez, 15,43 NTU. Na avaliação da eficiência do módulo foi utilizada a lei de Stokes, onde, com análise de MEV foi comprovado o comportamento das partículas em diferentes pH, volume de agente floculante nas fases do clarificado, intermediário e lodo, onde as imagens do MEV foram tratadas com auxilio do software Fiji – ImageJ encontrando os diâmetros médio das partículas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.