Termodinâmica: Uma Proposta de Ensino a Partir da Química Computacional
Palavras-chave:
Ensino de Química, Termodinâmica Química, Softwares de Modelagem Molecular, Tutoriais.Resumo
O processo educacional vem passando por grandes transformações nas últimas décadas, como por exemplo, através da utilização de ferramentas que proporcionam a visualização e a reprodução de modelos dinâmicos. Neste sentido, os softwares de simulação e as ferramentas de modelagem molecular surgem com a finalidade de desenvolverem a compreensão conceitual e minimizarem o aprendizado mecânico dos estudantes no Ensino de Química (EQ). A presente pesquisa busca promover uma melhor compreensão de conceitos e cálculos sobre os conteúdos de Termodinâmica Química (TQ), abordados na disciplina de Físico-Química I (FQI) de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Nesse sentido, foram produzidos e aplicados tutoriais, a fim de facilitar a utilização dos softwares de modelagem molecular pelos graduandos, a partir de aulas práticas computacionais. O método de pesquisa empregado é uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com a aplicação de questionários subjetivos e escalas do tipo Likert de cinco pontos, como instrumentos de coleta de dados. A partir dos resultados pode-se perceber que as utilizações dessas ferramentas no ensino contribuem para o aprofundamento do conhecimento termodinâmico, ajudam a estabelecer uma visão mais realística e simbólica do mundo microscópico, minimizam as limitações matemáticas na obtenção dos cálculos e melhoram o interesse e a motivação dos estudantes pelo aprendizado.Publicado
29-06-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.