Aplicação de técnica de microextração líquido-líquido dispersiva para análise de antibiótico norfloxacino em peito de frango (Pectoralis major) por cromatografia líquida de alta eficiência e detector de fluorescência
Palavras-chave:
Microextração, Peito de frango, HPLC, FluoroquinolonasResumo
O Brasil é considerado o segundo maior produtor e o primeiro maior exportador de carne de frango no mundo. Com o objetivo de garantir a eficiência desta demanda produtiva em expansão, os antibióticos veterinários têm sido utilizados de forma intensiva, no entanto, o seu uso indiscriminado tem favorecido o surgimento de bactérias resistentes ao homem. Neste trabalho, foi aplicado um método para a determinação do antibiótico fluoroquinolônico (FQ) norfloxacino (NOR) em peito de frango (Pectoralis major) por meio da microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME) associado à cromatografia líquida de alta eficiência com detector de fluorescência (HPLC-FL). Os resultados obtidos foram satisfatórios, com valor de coeficiente de determinação de 0,991 a 0,998. A precisão expressa como desvio padrão relativo (DPR%) variou de 0,2% a 3,6%. As taxas de recuperação variaram de 90,3% a 111,5%. O limite de detecção e limite de quantificação foram respectivamente 1,44 e 4,7 µg.kg-1. Dessa forma, o método pode ser considerado preciso, exato e confiável para determinações de amostras reais em análises de rotina.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.