Dos Raios-X a Estrutura Biomolecular: D. Hodgkin, R. Franklin e A. Yonath
Palavras-chave:
Difração de Raios X, Estrutura biomolecular, Dorothy Hodgkin, Rosalind Franklin, Ada Yonath.Resumo
Após a descoberta dos Raios X por Wilhelm Röntgen, após a descoberta da difração dos Raios X pelos cristais por Max von Laue, William e Lawrence Bragg demonstraram como calcular as posições dos átomos num cristal a partir da forma como um feixe de Raios X é difratado pela rede cristalina.
Desde então foram vários os investigadores que aplicaram esta poderosa técnica ao estudo de muitas moléculas da vida, tais como proteínas, vitaminas e hormonas. Nesta área interdisciplinar, duas mulheres desempenharam um importante papel: Dorothy Hodgkin (Prémio Nobel, 1964) e Rosalind Franklin. Na atualidade, Ada Yonath (Prémio Nobel, 2009) prossegue uma linha de investigação semelhante. Evidenciaremos o extraordinário trabalho destas cientistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.