CONTRADIÇÕES E EQUÍVOCOS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO CONCEITO E À CLASSIFICAÇÃO DE SAIS
Palavras-chave:
Livros didáticos, PNLEM, classificação de sais.Resumo
O livro didático é um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na construção de saberes. Na maioria das vezes, é a única mídia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais que podem gerar confusões e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investigação do conteúdo de Sais presentes nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, a fim de identificar e discutir possíveis equívocos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros didáticos de Química do Ensino Médio com livros usados no Ensino Superior, o Gold Book da IUPAC e artigos científicos. Identificou-se a presença de diversos equívocos conceituais, definições ralas e ideias que não condizem com a linguagem científica, tais como: uso de sinonímias errôneas, classificação de sais como função química, uso do termo “hidroxila” para tratar do termo “hidróxido”, dentre outros.Publicado
30-04-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.