Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente: Um Estudo de Caso
Palavras-chave:
Ensino superior, motivação para aprendizagem, rejeito de mineração de ferro, Aprendizagem baseada em projetos (ABP)Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino Superior em Química (UFES), na disciplina de Tratamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente. Esta metodologia de ensino possibilita o engajamento dos estudantes no trabalho colaborativo, incentivando o compartilhamento de ideias, conhecimentos e habilidades para a elaboração de artefatos, capacitando-os para tomadas de decisões e resolução de problemas. A proposta educacional envolveu os alunos no processo de pesquisa visando transformar o rejeito de mineração de ferro em um produto que possa ser utilizado em outros processos. Os resultados obtidos mostram que a utilização da metodologia de ensino ABP numa perspectiva de Educação Ambiental (EA) motivou os alunos a buscarem soluções tendo como base o conhecimento científico adquirido não só na disciplina, mas ao longo da graduação. Envolver os alunos com problemáticas presentes em seu cotidiano os impulsiona e traz resultados incríveis, mostrando o potencial que os mesmos possuem, além de contribuir para a atuação deles como futuros profissionais.Publicado
30-04-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.